Na abreviatura digital (Versátil Disc) contém dados no formato digital, tendo uma maior capacidade de armazenamento. É uma tecnologia óptica superior, além de padrões melhorados de compressão de dados. O DVD foi criado em 1995.
AS informações técnicas possuem por padrão a capacidade de armazenar 4,7GB de dados (capacidade nominal), enquanto que um CD armazena em média 700MB (cerca de 14,6% de capacidade de um dvd). Os chamados DVD de dual- layer (dupla camada) podem armazenar até 8,5 GB. Apesar da capacidade do DVD comum agradável, é possível apenas gravar aproximadamente 4,38 Gb de informações (insira um DVD qualquer em seu computador e contaste), e com o tamanho máximo de arquivo de 1GB numa gravação normal.
Surgiu assim a popularização dos discos "virgens" (CD-R), para gravação apenas, e os discos que podem ser "reescritos" (CD-RW). A diferença principal entre estes dois é precisamente a capacidade de se poder apagar e reescrever o conteúdo no segundo tipo, característica que iria contribuir para o desaparecimento dos/das disquetes como meio mais comum de transporte de dados. Efetivamente, um CD é agora capaz de armazenar conteúdo equivalente a aproximadamente 487 disquetes de 3 1/2" (com capacidade de 1,44 MB), ou seja, uma capacidade de 700 MB de dados (embora os fabricantes disponibilizem um pouco mais de 702 MB) com muito maior fidelidade - uma das características negativas dos/das disquetes era a sua reduzida fidelidade, já que facilmente se danificavam ou corrompiam. Como exemplo, a exposição ao calor, frio e até mesmo a proximidade a aparelhos com campo magnético como celulares ou telemóveis.
NOME: PATRICIA RAPOSO
Sem comentários:
Enviar um comentário