quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Emanuela Figueira - Pierre Cardin


Pierre Cardin, nascido Pietro Cardin (Sant'Andrea di Barbarana, comuna de San Biagio di Callalta, 7 de julho de 1922), é um designer de moda italiano, naturalizado francês. Nascido na Itália, seus pais, agricultores vênetos precipitados na pobreza pela Primeira Guerra Mundial, emigram para a França em 1924.
Em 1936, o jovem Pierre começa seu aprendizado aos quatorze anos, com um alfaiate de Saint-Étienne. Depois de uma passagem no ateliê de Manby, em Vichy, ele chega afinal a Paris. Em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, transfere-se para Paris, onde estuda arquitetura e trabalha com Madame Paquim. Trabalhou com Elsa Schiaparelli até se tornar chefe do ateliê dos alfaiates de Christian Dior, em 1947.

Cardin fundou sua própria casa em 1950 e começou com alta costura três anos depois. Ficou conhecido por seu estilo de vanguarda e por seus trabalhos inspirados na "era espacial", com formatos e motivos  geométricos, frequentemente ignorando a forma feminina. Cardin investiu também nas roupas unissex, algumas vezes experimentais.
Em 1954, introduziu o "vestido bolha". Ao lado de Paco Rabanne e André Courréges, Cardin formou a "tríplice aliança" do futurismo na moda.Cardin foi o primeiro costureiro a considerar o Japão como um mercado de alta moda, quando para lá viajou em 1959.

Contudo, em 1966, renunciou ao seu lugar na Chambre Syndicale e passou a exibir suas coleções no seu próprio espaço, o Espace Cardin, (outrora Théâtre des Ambassadeurs) aberto em 1971 na capital francesa.



Pierre Cardin foi um membro da Chambre Syndicale entre 1953 e 1993.Como muitos designers de moda da atualidade, em 1994, Cardin decidiu mostrar sua coleção apenas para um pequeno círculo de clientes e jornalistas selecionados.
Atualmente, com 800 licenças em 140 mil países.

Bibliografia

Sem comentários:

Enviar um comentário